Aberto Seg - Sex 08:00 - 17:00
Email comunicacao@institutorelute.org.br Ligue! (31) 3370-0808
Aberto Seg - Sex 08:00 - 17:00
Email comunicacao@institutorelute.org.br Ligue! (31) 3370-0808

PROJETO JOVENS ESTRELAS

O PROJETO JOVENS ESTRELAS vem desenvolver suas atividades no ano 2017, visando atender vinte alunos/ano, trabalhando com voluntários como estagiários pessoas da comunidade e também profissionais da área.

O PROJOES tem o intuito trabalhar com parcerias no meio esportivo e social. Oferecendo oportunidades da prática esportiva sistemática para crianças e adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento social e físico, além de agir de forma preventiva em relação ao ingresso no mundo das drogas e do crime. O projeto atua na área esportiva em atividades como futsal, basquetebol, voleibol e demais esportes acadêmicos estão diretamente ligados ao desenvolvimento humano e social.

OBJETIVO

O PROJETO JOVENS ESTRELAS tem como objetivo inserir pensamentos de igualdade social, visando diminuir os preconceitos raciais e sociais, trazendo valores como solidariedade, respeito, companheirismo, buscando o desenvolvimento pleno de todos os envolvidos, desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

Proporcionar a oportunidade a participação em eventos esportivos e culturais, festivais, torneios, campeonatos; proporcionar a oportunidade encaminhando o adolescente a uma instituição ao primeiro emprego; proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação as pessoas e ao ambiente vivenciado; combater a evasão escolar e a repetência; estimular a pratica regular de atividades físicas;

Promover a descontração e o relaxamento físico e mental;

Contribuir para uma maior interação das famílias das crianças e adolescentes junto as atividades realizadas no (PROJOES), fortalecendo os vínculos familiares. Associar a pratica esportiva aos conceitos e valores inerentes aos aspectos de cidadania, tais como: convivência social, trabalho em equipe, autoconfiança, sentido de responsabilidade, compreensão e respeito as regras. Aspectos esses que são fundamentais tanto para atividade esportiva como para a demais relações sociais.

Promover o respeito mútuo entre os participantes do projeto, utilizando o esporte como um instrumento para que haja compreensão e apreço aos limites do outro, valorizando as potencialidades, mas também, aceitando suas limitações; gerando integração em detrimento da rivalidade e da criação de guerras entre bairros visando a redução da violência; compartilhar conceitos sobre cidadania.

Promover eventos e palestras ligadas a saúde, higiene e de prevenção às drogas.

O esporte é um meio de contribuição na formação de pessoas disciplinadas, saudáveis, sociáveis e avesso a práticas que conduzem a degradação do ser humano. O principal objetivo do projeto é que crianças e adolescentes tenham acesso ao esporte e ao lazer, cresçam saudáveis e tornem-se portadores de princípios e valores que formam verdadeiros cidadãos e por fim sejam atores de uma sociedade melhor.

METODOLOGIA

O projeto será realizado na Escola Municipal Oswaldo Cruz – EMOC

Rua Santos 2000 – Bairro Jardim América – BH – MG

A prática do projeto será o esporte, e os esportes utilizados serão futsal e voleibol em categorias feminino e masculino. A frequência será em todos os sábados dentro de cada mês. O período de desenvolvimento será de duas horas por cada modalidade. Com limite de vinte e quatro alunos matriculados para o desenvolvimento do projeto. A faixa etária de alunos será entre 10 a 15 anos. Foi realizado um levantamento de informações pessoais de cada adolescente interessado em participação do PROJOES. Haverá um contato semestral com os pais dos alunos inscritos, com finalidade haver transparência sobre os avanços dos alunos em equipe através das atividades. Mediante a participação efetiva do aluno nas atividades do PROJOES, a família trimestralmente receberá a visita pessoal dos coordenadores, visando trabalhar o vínculo familiar e detectar qualquer dificuldade de desempenho da criança, trabalhando pontualmente o desenvolvimento de cada inscrito, e analisada a necessidade de auxílio social em larga escala para a família.

O trabalho é avaliado individualmente para incentivar a capacidade de cada aluno, mas também focando o trabalho em equipe nos esportes.

O Esporte será uma ferramenta para capacitar a criança e ao adolescente a desenvolver parte motora e a cognitiva.

ESTRATÉGIA

O PROJETOS JOVENS ESTRELAS tem o objetivo de ofereceremos 1 treino por semana em diferentes categorias – Masculino e Feminino 08 a 10 anos, 11 à 12 anos, 13 à 15 anos – aos sábados; Realizando palestras, abordando temas relacionados à cidadania; criando alternativas para um melhor desempenho de notas escolares, conversamos individualmente e em grupo, incentivando o aluno a desenvolver-se intelectualmente. Transmitir por meio de oficinas e palestras, informações sobre deveres e direitos, contribuindo assim na formação de pessoas conscientes de seu papel na sociedade.

PROFISSIONAIS

Os envolvidos diretamente no projeto são voluntários. O PROJETO JOVENS ESTRELAS trará à comunidade ações uteis para o desenvolvimento pelo esporte, voltado a iniciação esportiva ensinando regras e táticas no seu contexto sendo observado pelo professor de Educação Física do PROJOES. Através da prática esportiva é possível promover a socialização, rotina, cumprimento de regras, disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência, solidariedade e cooperação, além de proporcionar situações que motivem aprender com os erros e conquistar realizações. Estes valores, concretizados no jogo, são baseados em princípios que devem reger a educação de crianças e adolescentes. Os valores do jogo não são apenas ensinados para serem validados no esporte, mas sim para traçarem rumos, alargarem os horizontes e acrescentarem metas e meios de alcançá-los.

Um espaço público destinado ao esporte, a cultura e ao lazer da comunidade a prática do futebol sempre se destacou como uma das mais importantes ações de participação comunitária, nossa preocupação através do PROJOES será que esta pratica esportiva, bem como lazer será acompanhada por profissionais capacitados para um apoio esportivo adequado a idade e ao interesse familiar e social.